Manga do Vale do São Francisco ganha o mercado da África do Sul

0
451

Produtores da região estão animados com os primeiros embarques para o país africano depois de 5 anos de negociação.

A manga produzida no Vale do São Francisco, entre os estados de Pernambuco e Bahia, tem um novo destino para exportação: a África do Sul. É a primeira vez que as frutas cultivadas na região estão sendo enviadas ao país, depois de 5 anos de negociação.

Serão 50 mil quilos embarcados a partir do Porto de Santos. “Até o momento era mais o mercado norte-americano que comprava, um mercado difícil, em que a gente briga com outros países muito mais competitivos que o Brasil. Então, a gente está otimista, esperamos vender cada vez mais”, conta Daniel Briso, diretor de uma fazenda exportadora.

Das mais de 1 milhão de toneladas de frutas produzidas anualmente no Vale do São Francisco, 200 mil são vendidas para fora do país. E a expectativa é de embarcar um volume 15% maior neste ano, em comparação com 2017.

“A safra está bem produtiva, a qualidade também muito boa, e temos certeza de que, com o câmbio ajudando e os mercados aumentando o consumo, tanto na Europa como nos Estados Unidos, iremos realmente encerrar essa safra com chave de ouro”, diz o produtor Caio Coelho.